[sumário nível 1]

pesquisas e projetos

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a aventura do conhecimento: indagar o mundo
a construção do significado
a interpretação do significado
o significado da interpretação
para uma pedagogia das paisagens e das culturas

Minha trajetória e trabalho profissional, desde os anos 1980, se fundamenta no que (a partir de 2001) tomou forma na proposição independente da “Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento“. Basicamente, pode ser sintetizado em duas grandes linhas de pesquisa que atravessam minhas buscas e minha produção e articulam três eixos temáticos com inúmeras transversalidades entre elas nas atividades de ensinopesquisaextensão:

I. HISTÓRIA DA CULTURA, DAS PAISAGENS E TERRITÓRIOS
1) história da cultura e da paisagem na perspectiva de longas durações e das representações sociais e suas poéticas na construção de visões de mundo e práticas sociais.

II. PAISAGENS CONTEMPORÂNEAS
2) processos colaborativos de aprendizagem e construção de conhecimentos e participação social;
3) estudos propositivos das estruturas ambientais urbanas e dinâmicas socioambientais regionais e locais;

Em uma busca pessoal, há uma terceira linha de estudos que até aqui não tem expressão institucional:

III. ESTUDOS JUDAICO-CRISTÃOS: HISTÓRIA, ESPAÇO E CULTURA


foto de Euler Sandeville Jr., Caraça, Serra do Espinhaço, MG, 2010

“Imagino na entrada das universidades um monumento aos alunos sem nome dos ciclos básicos. Seguramente acompanhado do monumento aos professores sem nome. Estas são pessoas muito importantes, às quais não se dá importância alguma, senão quase que só numérica, no país. Esse monumento tem muita razão de ser, e é invisível, como os humanos aos quais é dedicado. É construído com ideias e afetos, com ações e experimentações. Tem uma espacialidade que se estende como uma respiração através de todos os meandros da instituição, reanimando as pessoas que estão sedentas de ar puro. Não com matéria, nem certificados, nem com registros. É criado animado por um espírito livre, como um sopro quase imperceptível, como passa imperceptível a multidão à qual se refere (dezenas de milhões!). Este monumento sem nome, deve nos lembrar uma espiral em busca da sua verdade com e diante dos outros, solidária: aprendizado.”
Euler Sandeville Jr. Paisagens Partilhadas. São Paulo: Tese de Livre Docência, FAU USP, 2011.





tatuar na pedra com coração e mistério
Foto de Euler Sandeville Jr., Euler Sandeville Jr., Pinturas rupestres, Fabião I, 2000.




uma proposta de Euler Sandeville Jr.
estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas


Desenho de Euler Sandeville, vista de Mogi do Pico do Urubu, detlhe.

Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.





Animação de Euler Sandeville, provável 2001


usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb


Foto de Euler Sandeville Jr., Folha, detalhe, 2009


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