[sumário nível 1]

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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - MESTRADO PROFISSIONAL
Área de Concentração Recursos Hídricos e Meio Ambiente


PLANEJAMENTO E GESTÃO DA PAISAGEM: ESTUDO PROPOSITIVO (MPG00271)
Professor Responsável. Euler Sandeville Jr.

última atualização: 21/10/2024 12:00 (atualize sempre o navegador)
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APRESENTAÇÃO

Planejamento e Gestão da Paisagem: Estudo Propositivo (2024) é uma disciplina aplicada à solução de problemas. Na primeira semana teremos a apresentação de fundamentos de planejamento e gestão urbana a partir de exemplos de casos concretos em algumas cidades. Na segunda semana haverá uma oficina propositiva conjunta, a ser desenvolvida em equipe para discutir princípios e estratégias em um caso específico.

O objetivo será um ensaio sobre os aspectos implicados em um plano de regulação e gestão da paisagem, que possa ser aplicado posteriormente em outros contextos e que permita apresentar a necessidade de diferentes abordagens integradas.

Neste oferecimento a disciplina Planejamento e Gestão da Paisagem: Estudo Propositivo foi construída em diálogo com a disciplina Análise da Paisagem com SIG, do professor Dr. Diogo Laércio Gonçalves, onde adotamos uma base comum de aplicação, a Bacia do Alto Anastácio, selecionando-se para esta disciplina no município de Presidente Prudente o Córrego do Cedro (incluindo Botafogo e Cedrinho) com ênfase na compreensão crítica:



QUESTÃO PROPOSTA

A disciplina parte da proposição de um problema de conhecimento e de ação:


ESTRATÉGIA

Desenvolveremos ensaio crítico e propositivo de interpretação dos processos e dinâmicas de produção das paisagens e do planejamento municipal, relacionando diferentes escalas, ancorado em uma visão crítica dos processos sociais de produção e apropriação do espaço, considerando contribuições da ecologia, do planejamento da paisagem, da participação social, bem como na perspectiva de uma pedagogia da paisagem.

A disciplina é presencial com aulas expositivas, atividades de campo, seminários, debates e diálogos sobre análises de paisagem e seus fundamentos a partir de aplicação em estudo de caso buscando propor soluções para os problemas identificados e passíveis de serem aplicados.


POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM

O estudo de caso proposto, suas dinâmicas regionais e locais, seu planejamento e proposição estratégica abre possibilidades de aprendiagem e de discutir aspectos como:



PLANO DE AULAS (SUJEITO A ATUALIZAÇÕES): 08:30 a 17:30

25 e 26/10 (manhã e tarde)
08 e 09/11 (manhã e tarde)
dia a ser combinado: Seminário de entrega

Sala de Aula: Paulo Freire, CEETAS
Créditos/Carga Horária: 4/60







LEITURAS FORTEMENTE INDICADAS ANTES DO INÍCIO DAS AULAS
recomendo fortemente a LEITURA PRÉVIA dos artigos em negrito antes do início das aulas





LEITURA SELECIONADA PARA PREPARAÇÃO DO METODOLÓGICA MÓDULO II



Org. Euler Sandeville Jr.


Euler Sandeville Jr. Gestao da Paisagem: Esquema Conceitual (Fonte: Sandeville Jr. 2006)


ÁREA DE APLICAÇÃO DOS ESTUDOS: BACIA ALTO ANASTÁCIO EM PRESIDENTE PRUDENTE (BACIA DO CEDRO E CEDRINHO)



Bacia do Alto Santo Anaastácio: municípios e subbacias. Fonte: Dibieso 2013



LEITURAS PARA APROFUNDAMENTO DE QUESTÕES SELECIONADAS NO CURSO (são apenas indicativas)


APRESENTAÇÃO, PAISAGEM

PLANEJAMENTO E PAISAGEM


ESTRATÉGIAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA




LEGISLAÇÃO





AVALIAÇÃO

A avaliação é um processo contínuo levando em conta a participação nas aulas, compreensão de conteúdos, a discussão da bibliografia de referência, participação e desemprenho do aluno nas atividades propostas, que devem convergir a partir das etapas da disciplina em um trabalho final de natureza aplicada para enfrentamento propositivo de questões identificadas no transcurso da disciplina.



BIBLIOGRAFIA

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Euler Sandeville Jr., professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Mestrado Profissional da FCT UNESP Presidente Prudente (Vínculo: Voluntário)


tatuar na pedra com coração e mistério
Foto de Euler Sandeville Jr., Euler Sandeville Jr., Pinturas rupestres, Fabião I, 2000.




uma proposta de Euler Sandeville Jr.
estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas


Desenho de Euler Sandeville, vista de Mogi do Pico do Urubu, detlhe.

Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.





Animação de Euler Sandeville, provável 2001


usamos software livre ubuntu / xubuntu  bluefish bluefish  libre office   gthumb gthumb


Foto de Euler Sandeville Jr., Folha, detalhe, 2009


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