núcleo de estudos da paisagem


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por um conhecimento livre e sensível, por um mundo livre e em paz


NÚCLEO DE ESTUDOS DA PAISAGEM (NEP - FAU USP): OBJETIVOS (como formulados em 2025)
Euler Sandeville Junior, 2025


Em nossas atividades esperamos contribuir para praticar e difundir princípios e formas de pesquisa acadêmica e de ação a partir da Espiral da Sensibilidade e do Conhecimento fundadas na Autogestão, Solidariedade, Apartidarismo, Promoção da diversidade, Paz, Criatividade, Alegria, no Afeto.

Nesse processo, esperamos colocar em discussão a cultura de produção do espaço urbano, do habitar e das formas de sociabilidade e gestão, visando contextualizar a compreensão de processos espaciais implicados nos projetos e processos de configuração das paisagens regionais e locais.

Procura-se estruturar, como esforço metodológico, as pesquisas e ações de modo a correlacionar a investigação das estruturas urbanas e ambientais em sua historicidade, com atenção às interações escalares dos processos implicados na configuração complexa de diferentes escalas da paisagem.

Busca-se o aprendizado procurando reconhecer brechas intelectivas e sensíveis, possibilidades poéticas e de conhecimento colaborativo, tendo como horizonte contribuir para projetos e estratégias de ação pacifista e solidária (em uma postura transformadora), promovendo:

. debate ativo da cultura de transformação do espaço contemporâneo inclusive em sua perspectiva histórica,

. processos colaborativos de solução de problemas,

. engajamento em processos de relevante interesse socioambiental,

. processos de ensino e formação.

ESPERAMOS

1. Acolher, incentivar, aprofundar e orientar estudos acadêmicos de construção de conhecimentos segundo as linhas de pesquisa docente, as pesquisas e projetos em andamento, e construir com parceiros internos e externos programas de ação social, aprendizagem e ensino, segundo os valores fundamentais postulados nos princípios do NEP, valorizando nesses trabalhos as formas de conhecimento interdisciplinar, a compreensão inter e multiescalar dos fenômenos, as dimensões poéticas e as relação sensíveis e éticas com a natureza, com as paisagens e com os viventes que as significam e transformam com suas vidas, mantendo uma autonomia crítica nos trabalhos e estimulando a produção acadêmica em coautoria dos participantes.

2. Desenvolver estudos críticos e poéticos em História da Cultura e da Paisagem

a. Contribuir para um debate ativo da cultura contemporânea entendida em seu sentido histórico e da transformação do espaço e da construção de valores e práticas implicadas nesses processos socais, suas formas de apropriação, valoração e gestão, , correlacionando-as com as permanências e mudanças de comportamentos.

b. Realizar estudos sobre as poéticas e representações sociais da cidade e da natureza, procurando discutir como contribuem ou inibem a renovação das sensibilidades, as visões de mundo que mobilizam, as estratégias de resistência ou acomodação, as afetividades e processos criativos como experiências no cotidiano/vida, visando colocar em uma perspectiva crítica a cultura contemporânea de transformação do espaço.

c. Realizar estudos sobre as diversas abordagens da paisagem nas artes e nas ciênciase nas formas de construção e gestão do território e contribuir com esforços no sentido de uma história colaborativa da paisagem e da memória social a partir das narrativas de vida e das pesquisas históricas, a fim de colaborar com o diálogo com outras áreas de conhecimento.

d. Contribuir com esforços no sentido de uma história colaborativa da paisagem e da memória social, correlacionando-a com a história erudita do habitar e registro crítico das formas de afetividade, sociabilidade e gestão, procurando entendimento dos interstícios dos meios de produção social, apropriação e valoração da paisagem.

3. Estruturar, como esforço metodológico ao lado da aproximação histórica, as pesquisas e ações, em seu conjunto, de modo a permitir correlacionar a investigação das estruturas urbanas e ambientais com estudos colaborativos locais, com atenção às interações escalares dos processos implicados, colocando em discussão a cultura de produção do espaço urbano, do habitar e das formas de sociabilidade e gestão, visando contextualizar a compreensão de processos espaciais implicados nos projetos locais.

a. Gerar e participar de ações colaborativas e poéticas com coletivos e outros grupos de ação cultural e social em torno das sensibilidades, da produção de conhecimento, dos modos de transformar a paisagem e o ambiente e desdobrar a experiência em processos experimentais de sensibilização, formação e ação transformadora.

b. Espera-se contribuir na construção de processos autogestionados e independentes na transformação do ambiente, sobretudo a partir da ação no âmbito cultural , do aprendizado (educação) livre, e da construção solidária e dialógica de conhecimentos.

c. Desenvolver programas e projetos de ensino e formação especialmente em cooperação com escolas públicas

d. Gerar e participar de ações colaborativas e poéticas de produção de conhecimento, formação e ação transformadora, em processos experimentais e sensíveis dos modos de existir na paisagem e no ambiente entre outros.

e. Espera-se contribuir na fundamentação e construção de processos livres na transformação do ambiente, sobretudo a partir da ação no âmbito cultural , do aprendizado e da educação, da construção solidária e dialógica de conhecimentos.



veja também:
OBJETIVOS (como formulados no período de 2002 a 2015)
OBJETIVOS (como formulados em 2018)



como citar material desta página:


SANDEVILLE JR., Euler. Núcleo de Estudos da Paisagem (NEP - FAU USP): Objetivos (como formulados em 2025). São Paulo, Projeto Biosphera21, online, 2025. Disponível em http://biosphera21.net.br, acesso em [dia] de [mês] de [ano] .

[para citar este artigo conforme normas acadêmicas, copie e cole a referência acima (atualize endereço da página, dia, mês, ano da visita ao sítio)]

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tatuar na pedra com coração e mistério
Foto de Euler Sandeville Jr., Euler Sandeville Jr., Pinturas rupestres, Fabião I, 2000.




uma proposta de Euler Sandeville Jr.
estudos em história da cultura, das artes e da paisagem:
representações, imaginário, práticas e poéticas


Desenho de Euler Sandeville, vista de Mogi do Pico do Urubu, detlhe.

Aprender entre outros, uns com os outros, para gerar ideias de ações melhores para o Século 21.
O mundo que ajudarmos a construir, sabendo disso ou não, é aquele em que viveremos.
O mundo não será diferente das atitudes que tomamos.





Animação de Euler Sandeville, provável 2001


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Foto de Euler Sandeville Jr., Folha, detalhe, 2009


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